No Fundamental II intensificam-se as orientações e ações no sentido de se desenvolverem formas eficazes de estudo e de busca pelo conhecimento. Nas aulas os alunos recebem instruções específicas para o estudo de cada disciplina, assim como são orientados a descobrir e identificar seu estilo de aprendizagem, criando estratégias pessoais de estudo.
A produção realizada fora do período de aulas é bastante estimulada e exigida como procedimento indispensável à aprendizagem. Através de plantões de dúvidas e aulas de reforço, os alunos intensificam os conteúdos, esclarecem suas dificuldades e têm uma atenção mais individualizada.
Nesta etapa, gradativamente, o currículo passa a envolver mais reflexão e posicionamento diante dos fatos e conceitos. A formação de um aluno crítico e comprometido socialmente exige deste um protagonismo só possível de se alcançar e vivenciar se aliado ao conhecimento aprofundado dos conteúdos.
A avaliação, neste segmento, leva em conta a diversidade de procedimentos, habilidades e competências trabalhadas. Além das provas, são consideradas as produções individuais e coletivas na composição das notas bimestrais.
A autoavaliação é uma ferramenta potente à aprendizagem, portanto, seu exercício é sempre incentivado e orientado. O processo de recuperação é paralelo e contínuo, ocorrendo durante e após o bimestre, com atividades diversificadas que visam a progressão das aprendizagens.